O parque de Ichkeul


O parque de Ichkeul é minúsculo, mas suficientemente grande para ser considerado uma maravilha da natureza para alguém que viveu durante décadas no deserto. É dividido em duas partes que são oDjebel Ichkeul que são os cactus, palmeiras e coqueiros cheios de cobras venenosas e há ainda o Lac Ichkeul, um lago de água salgada com depósitos de enxofre imprópria para consumo e não comporta qualquer tipo de vida. O povo berber (detentores do oásis) contrataram alguns engenheiros egípcios e macumbeiros do Chadepara construírem um filtro no lago e todo mundo poder beber dele.
Durante séculos Ichkeul funcionou como um imenso oásis aonde o Povo Berber cobrava em média 50.000.000 de dinares tunisianos, o equivalente a 125 reais mais dois vale-transporte.
Em certo momento, por volta do século X, a reserva foi transformada em Zona Particular de Caça dos reis de Háfsida, uma espécie de Cartago II. Esse povo foi dizimado pelo Sacro-Império Italiano por ordens do papa e riscados da história. E Ichkeul voltou ao esquecimento.
No início do século XX, após a Convenção de Ramsar, Ichkeul foi re-descoberto e passou a ser considerada Terra Úmida de Importância Internacional por que tá foda achar água e passou a ser zona protegida com unhas e dentes pelos tunisianos
Hoje o parque está sendo destruído sistematicamente porque o ser humano gosta de fazer merda. Já governo tunisiano alega que os diques libianos de sucção de água de não sei aonde estão acabando com o Lago Ichkeul. Já o governo libiano alega que os tunisianos é que estão vendendo aquela água toda a preço de ouro para países sedentos e ricos como a Arábia Saudita.
Como o índice de chuva é de 1 a cada 3000 anos, o lago não tem renovação

0 comentários :