Informações






















Requisitos de entrada
  • Para entrar na Tunísia, os cidadãos da União Europeia, como é o caso dos portugueses, apenas necessitam de ter o passaporte válido com uma data de validade de, pelo menos, três meses a contar a partir da data de chegada.
  • O visto apenas é necessário quando a estadia superar os noventa dias.
  • Não é necessário nenhum tipo de vacina.
Horário
GMT =: a mesma hora de Portugal durante os meses de Verão.
GMT + 1: mais uma hora do que em Portugal durante os restantes meses do ano.

Clima
De tipo mediterrânico, o clima é ameno e agradável. As temperaturas médias variam consoante as estações e as regiões.
Temperaturas médias:
Tunes: 13º C (Janeiro), 27º C (Julho).
Tozeur: 12º C (Janeiro), 33º C (Julho).

Vestuário


Para o período estival (de Maio a Outubro) é recomendável levar roupa leve e de algodão. Durante a Primavera, Outono e Inverno, é aconselhável levar roupa de Verão, casacos mais quentes para as saídas à noite e uma protecção para a chuva. Nas zonas turísticas não existem restrições no vestuário, apesar de em alguns lugares de culto (Mesquitas, Sinagogas...) ser exigido um vestuário que mostre respeito: as mulheres devem vestir saias ou calças, camisa de manga comprida e um lenço a cobrir a cabeça. Os homens devem vestir calças.
Na sua mala de viagem não pode faltar...
Creme de protecção solar e óculos de sol, especialmente se o seu destino se encontrar no sul do país.

Idioma
Apesar do idioma oficial ser o árabe, o francês é amplamente falado e uma boa parte da população é bilingue. Nas zonas

Religião
A religião oficial é a muçulmana embora a sharia (lei islâmica) não faça parte da legislação do Estado. No entanto, na Tunísia existem lugares de culto de outras religiões: católica, protestante, ortodoxa, anglicana, judaica... existindo, entre os praticantes de todas elas, o máximo respeito.

Moeda
A moeda nacional é o dinar tunisino (DT). O DT divide-se em mil “millimes”. Existem notas de 10, 20, 30 e 50 DT, notas e moedas de 1 e 5 DT e moedas de 5, 10, 20, 50, 100 e 500 “millimes”. Esta última também denominada “meio dinar”

Câmbio de moeda
O dinar tunisino não está cotizado em Portugal, pelo que recomendamos viajar com Euros e trocar o dinheiro no destino (bancos, hotéis, casas de câmbio). É aconselhável guardar o comprovativo do câmbio. Se viajar com mais de 1.800 Euros, é recomendável declarar o valor na alfândega ao entrar no país e guardar o comprovativo.

Bancos, casas de câmbio e caixas automáticas
O horário habitual das agências bancárias é de segunda a quinta-feira entre as 8:00 e as 11:00 e as 14:00 e as 17:00 h. Às sextas-feiras abrem entre as 8:00 e as 11:00 e as 13:30 e as 16:00. Durante o Verão, o horário de funcionamento é entre as 8:00 e as 11:00 h.
As casas de câmbio oferecem um horário de atendimento ao público mais alargado e estão presentes nas principais cidades turísticas, nas quais também encontra caixas automáticas com instruções no idioma do país, em inglês e em francês.


Cartões de crédito
Os cartões de crédito mais comuns são aceites nas principais lojas, hotéis e restaurantes turísticos de todo o país, excepto nas bombas de abastecimento de combustível nas quais só são aceites pagamentos em dinheiro.
Informações turísticasA Secretaria Nacional de Turismo da Tunísia (SNTT) conta com pontos de informações nos aeroportos e pontos de informações (Comissários Regionais de Turismo -CRT-) nas cidades mais importantes, assim como com balcões em alguns museus.


0 comentários :