Água


A missão empresarial, organizada pela Parceria Portuguesa para a Água (PPA) e apoiada pela AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo), prolonga-se até quarta-feira e tem como objetivos conhecer as iniciativas do BAfD para os próximos anos e as perspetivas de desenvolvimento para a Tunísia, disse o presidente da PPA, Francisco Nunes Correia, à Agência Lusa.
"O BAfD está sediado em Tunes e estão a ser organizadas sessões de apresentação dos seus planos para os próximos dez anos incluindo no setor da água", afirmou o antigo ministro do Ambiente, salientando que este é um tema "particularmente importante para África".
Sublinhou também que esta será uma oportunidade para promover contactos com o administrador e outros funcionários portugueses do BAfD, uma prática muitas vezes negligenciada pelas empresas que "não tiram partido" dos portugueses que colaboram com este tipo de organizações.
Nunes Correia acrescentou que "o mercado da água é muito diferente dos restantes mercados, porque é público", enfatizando o papel dos bancos de desenvolvimento no financiamento destes projetos e a importância das empresas conhecerem antecipadamente os planos de intervenção destas entidades, "em vez de atirar o barro à parede quando os concursos surgem".
"Em muitos casos, trata-se já de um programa estruturado de acordo com esses países", frisou.
Nesta "fase anterior ao lançamento dos concursos", as empresas podem "acompanhar o processo, terem noção do calendário e prepararem-se para dar respostas, procurando alianças e consórcios", observou.
Por outro lado, "a Tunísia é um país interessante em si mesmo" e vão ser promovidos encontros com entidades públicas e empresas tunisinas do setor da água.
"A Tunísia está a planear grandes investimentos na área do abastecimento e saneamento e dos projetos hidroagrícolas, para os próximos anos", disse o mesmo responsável.
O presidente da PPA anunciou ainda que está planeada uma nova missão empresarial, desta vez a Moçambique, em maio do próximo ano.

0 comentários :